quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

SERRA CIRCULAR INVICTA - RT-31 - "EM RESTAURO"


SERRA CIRCULAR COM EIXO INCLINÁVEL
MODELO RT-31










Bem pessoal, por muito tempo procurei uma boa serra circular de bancada, pesquisei modelos e marcas diversas, cheguei a achar umas boas serras com preços convidativos, mas nenhuma me chamou tanta anteção como esta.

Primeiro pela robustez, segundo pelo estado no qual se encontrava, sem falar que ela esta completíssima, com algumas peças precisando de reparo, mas nada que desabone sua qualidade.

Agora fiquei com este pepino nas mãos, seu ano de fabricação é 1987, um dos últimos anos de fabricação deste modelo, fato que dificulta a obtenção de informações a seu respeito, nem mesmo a fábrica possui seu manual técnico para me ajudar, mesmo assim se puseram a minha disposição para o que for preciso, desta forma vou ter que garimpar informações na internet e fazer os ajustes de forma empírica.

Para esta tarefa usarei como referência diversos vídeos e livros sobre manutenção e ajustes de serras circulares, tudo isto aliado a minha curiosidade tornará esta restauração uma tarefa muito prazerosa, que faço questão de compartilhar com vocês aqui no blog.

Farei isto em capítulos, e vou tentar detalhar e explicar da melhor maneira possível todos os principais fatos.


Parte traseira e lateral, onde podemos ver o encaixe para aspirador de pó, e um braço que estende a mesa.
Discos de regulagem da altura do corte e inclinação do disco, ambos estavam emperrados, mas hoje ja estão em perfeito estado.
A chave de ligar será substituida por uma igual, ou parecida com a original, de modo que fique embutida no painel frontal.
Nesta foto podemos ver o guia paralelo, guia angular e a tampa da serra.


Faço uma resalva à qualidade do material que ela foi feita, pois é uma serra de 23 anos, que foi bastante usada e nos últimos meses ficou exposta ao tempo, coberta apenas com um plástico, e que necessita apenas de limpesa e ajustes básicos para seu pleno funcionamento.



FICHA COMPLETA


Histórico da empresa:


"No ano de 1945, em meio ao movimento de Reconstrução Industrial pós-guerra, a cidade de Limeira-SP assistia ao nascimento da marca INVICTA, que depois de quase duas décadas de crescimento contínuo tornaria-se símbolo de qualidade, destacando-se como o maior fabricante de máquinas para madeira da América do Sul.

De 1974 a meados de 1984 a INVICTA foi administrada pela multinacional ROCKWELL INTERNATIONAL, período em que foi consolidado sua participação nos cinco continentes. Em 1984, a PENTAIR INC. adquiriu da ROCKWELL o controle acionário da POWER TOOL DIVISION da qual a INVICTA fazia parte criando a marca INVICTA-DELTA.

O GRUPO VIGORELLI na busca de novos investimentos consolida sua expansão, incorporando em 1992 a INVICTA VIGORELLI METALÚRGICA S/A. Este esforço somado aos investimentos em tecnologia na área produtiva, garante a continuidade da qualidade de seus produtos e serviços, e as novas expectativas do mercado futuro.
"



... VÍDEOS ...

Em funcionamento.


Inclinando o eixo.












Hoje ela encontra-se totalmente desmontada, aguardando a retirada da pintura iriginal, e nova pintura, assim como o conserto de peças defeituosas (que são poucas) também sua total lubrificação, incluindo revisão geral em seu motor.


---------------------------------------------------------


Um dia espero que fique assim, falta muito trabalho eu sei, mas um dia eu acabo !!!


----------------------------------------------------------


Muito obrigado por ler até aqui !!!

Outra hora eu continuo.

Grande abraço !!!

Bruno Campos


Um comentário:

Anônimo disse...

pra mim voce é louco se tirar esta pintura original, isto nao é coisa que se fassa com uma maravilha desta.